Tudo o que você precisa saber sobre Daminhas e Pajens!


O momento mais fofo do casamento é a entrada das crianças (em igrejas que ainda permitem é claro, já demonstrei a minha profunda indignação com esta restrição tão infundada). Mas do que tudo este momento marca a “alegria do casamento”! Pureza, inocência e até a fertilidade do casal são simbolizados por estas crianças que antecedem e anunciam a entrada da noiva.
As crianças escolhidas devem fazer parte do convívio do casal – como irmãs, sobrinhas, afilhadas – além de evitar que a criança possa estranhar a situação, traz mais beleza e significado para cerimônia. A idade também precisa ser analisada, o ideal é a partir de 5 anos, mas depende da personalidade da criança (e mais uma vez restrições da igreja) já vi criança com menos de 2 anos fazer entrada triunfal, bem como muita criança maior de 5 anos travar e não entrar… O que precisa estar em mente é que crianças são espontâneas! Fazem o que dar vontade, e isso ensaio nenhum no mundo é capaz de mudar!
 Mas a duvida recorrente para a maioria das noivas se refere ao traje. A escolha do modelo adequado deve seguir o estilo do casamento, o horário, a idade da criança sem esquecer o conforto, (nada que aperte, pinique ou comprido demais para gerar tropeços) tecidos leves no verão e casaquinhos ou estolas para o frio. Os modelos preferidos das pequenas são os rodados de princesa, já as meninas maiores podem preferir os com saias mais retas estilo godê.
Se for mais de uma menina, podem ser modelos iguais, parecidos ou diferentes (sim pode ser diferente! Princialmente se forem de idades muito diferentes) Pode ser branco, rosa, floridos, com fita combinando com a decoração ou com o buque da noiva, o que não pode é ser um modelo que imite a noiva! Daminha não é uma mini noiva, é uma criança e deve estar vestida como tal.Para os meninos cabem o terno, meio fraque, smoking ou até uma calça curta com suspensórios no maior estilo Folk. Os sapatos (normalmente pretos de verniz) podem ser substituídos por tênis, além do conforto dá um ar Rock ‘in roll ao traje (depende do estilo do casamento).
Quem paga a locação? Não existe regras especificas, mas o bom senso. Normalmente os noivos pagam a locação do traje, e os pais arcam com as despesas com cabelo (no caso das meninas) e sapatos. Mas depende da situação financeira do casal (bem como o numero de crianças) quando os pais das crianças pagam pela despesa inteira, a noiva não escolhe o local da locação (pode indicar cor ou estilo do vestido apenas).É obrigatório a presença das crianças? Claro que não! Esta entrada antes da noiva é linda, mas não obrigatória! Pode ter uma (ou várias) Dama de Honra adulta (Demoiselle), pode ser a avó entrando com as alianças (elas adoram esta honra). Ou simplesmente não ter nenhuma entrada entre o noivo e a noiva! Afinal são os noivos o maior símbolo de alegria nesta festa não é verdade?

0 comentários :