Bagunça Organizada | Meu caderninho de organização


Caderno_Org XVII_tamanho

    OI,meninas!

  
venho falar de uma coisa que está  ajudando muito na minha bagunça: o caderninho de organização.
“Mas PAULA, pra que um caderno de organização?”
Tudo começou quando eu ainda estava na faculdade. Com tantos trabalhos, apresentações e matérias pra estudar, eu já fazia na minha agenda uma rotina detalha do que tinha que fazer em cada dia; assim, não tinha como procrastinar e nem como esquecer algo.
Fui abandonando a ideia da rotina detalha aos poucos, até que passei por um momento de minha vida em que percebi que precisava me organizar – e urgente!

Vem que eu conto mais!
bagunca-organizada-chaves-
Nossa vida está cada vez mais corrida, mais bagunçada; são muitos afazeres e poucas horas pra resolver. Com isso, delegamos muitas tarefas à nossa mente. E o que acontece? Esquecemos onde colocamos as chaves! Com esse esquecimento temos a sensação de que nossa cabeça não está funcionando bem. Mas, gente, temos que ajudá-la!
organização não deve ser algo difícil, tem que ser natural. Exemplo básico disso: quantas e quantas vezes tentamos organizar o guarda roupa, a estante de livro, o desktop? Nos primeiros meses é a coisa mais linda que você já viu, dá até orgulho de si mesma! Mas com o passar dos dias, aquilo começa a bagunçar. Daí… Você vai e arruma do mesmo jeito que arrumou antes, e depois a bagunça volta. Parece um ciclo sem fim!
Duas coisas de errado estão acontecendo:
  • Primeiro: não temos que nos prender a um método. Temos que testar qual método será o melhor para a nossa vida.
  • Segundo: não temos que ter a organização como mudança de vida, e sim algo que agregue. Logo, a melhora não vem como uma transformação rápida, mas como algo progressivo.
bagunca-organizada-caderninho-
Caderno_Org XXIV
Caderno_Org XVII_tamanho
Caderno_Org XXI_tamanho
Caderno_Org XX_tamanho
Caderno_Org XXV_tamanho

Como utilizá-lo

Eu usei um caderno pequeno de 200 folhas – assim fica fácil de carregar na bolsa. Mas nada impede de usar um caderno grande, o ideal é que tenha muitas folhas.
Minhas abas são:
  • Caixa de entrada: coloco tudo o que tenho que fazer no dia. Depois, vou à aba “rotina” e coloco quando devo realiza-la.
  • Rotina: descrevo detalhadamente o que devo fazer em cada dia. Até hora de tomar banho entra!
  • Finanças: nessa aba coloco todos os gastos que tenho. Primeiro faço o balancete mensal de entrada e saída do dinheiro e o quanto devo economizar. Depois, diariamente, coloco os gastos com passagem, lanche, alguma coisa que comprei. Descrever os nossos gastos ajuda muito a eliminar os gastos supérfluos. Por isso, é bom escrever até aquela balinha depois do almoço.
    Obs. Gente, eu não estou deixando a planilha de lado não, viu? Ela é muito importante! Fiz uma pro casamento, mas como não dá pra levar o computador pra todos os lados, imprimi uma folha com a planinha e a levo pra todos os cantos #ficaadica
  • Casamento ♥: coloco todas as coisas que tenho que resolver ou fazer relacionado ao casamento – mandar e-mails pedindo orçamentos, reuniões com fornecedores, lista de compras para o DIY
  • Supermercado: separo em duas listas – lista mensal e lista semanal. Na mensal coloco as compras essências e pesadas, na semanal entram frutas, verduras, pão, frios etc.
  • Blog: aqui coloco os posts que devo escrever, prazos de entrega, e-mails que devem ser respondidos…
  • Projetos: essa aba é muito importante! Aqui, coloco os meus projetos de longo e curto prazo, como economizar dinheiro, mestrado, trabalhar a paciência… hahaha
  • Wishlist: aqui separo em duas colunas: “O que desejo” e “O que preciso” (já que às vezes confundimos o que queremos com a necessidade)
É claro que essas abas dizem respeito à minha rotina, mas Caixa de Entrada,RotinaFinançasProjeto e Wishlist são as que acho que não deveriam faltar no seu caderninho também. Já as outras podem ser conforme a rotina de cada um. Podem entrar também abas como Saúde, Faculdade, Trabalho, Apartamento/Casa…
O caderninho tem me ajudado bastante na organização diária de tarefas, no controle de gastos, no supermercado e nos meus projetos. E oh: o meu esquecimento tem diminuído bastante!
Espero que essa dica possa ser útil pra vida de vocês também :)
Ah! Olha só o antes e o depois da minha mesa quando resolvi organizar o caderninho:
Caderno_Org XII_tamanho
Caderno_Org XIV_tamanhoHAHAHAHA
Depois me contam se vocês fizeram e me enviem o caderno de vocês
Até a próxima,

0 comentários :